O que é a Escoliose
A escoliose é uma condição na qual a coluna vertebral se curva de forma anormal, criando uma curvatura lateral em formato de “S” ou “C”. Essa deformidade pode causar transtornos estéticos e funcionais ao paciente.
Pequenas curvas ou assimetrias da coluna podem ser vistas em 3 a 15% dos adolescentes com uma discreta maior prevalência entre as meninas.
Curvas maiores são mais raras e apresentam maior potencial de progressão, podem causar dor, incapacidade e até mesmo alterações cardiopulmonares.

Tipos de Escolioses
Existem diferentes tipos de escoliose, como a idiopática, que é a mais comum e ocorre sem uma causa específica identificada. A escoliose também pode ser congênita, ou seja, presente desde o nascimento, ou adquirida devido a doenças neuromusculares, tumores, infecções, degenerativas ou fraturas.
- Escoliose congênita: esta doença está presente desde o nascimento e as crianças com escoliose congênitas apresenta malformação nas vértebras ou alterações em sua divisão
- Escoliose Idiopática: é o tipo mais frequente de escoliose, geralmente ocorre na adolescência e não apresenta uma causa conhecida
- Escoliose Neuromuscular: este tipo de escoliose é consequência de uma doença pré-existente como doenças neurológicas ou musculares
- Escoliose Degenerativa: a escoliose degenerativa é comum em adultos e sua causa é a doença degenerativa da coluna como por exemplo a artrose da coluna

Sintomas da Escoliose
Os principais sintomas da escoliose podem incluir assimetria do tronco, desalinhamento dos ombros ou escápulas e assimetria da cintura. Em alguns casos, pode haver dor nas costas, fadiga ou dificuldade em manter uma postura adequada.
Tratamento da Escoliose

O tratamento da escoliose depende da gravidade e da progressão da curva. Em alguns casos, o tratamento conservador com monitoramento regular e exercícios físicos específicos podem ser suficientes para controlar a curvatura.
Dependendo da magnitude da curva e da idade do paciente a escoliose pode ser tratada com o uso de coletes, este colete deve ser confeccionado sob molde, sendo específico para cada paciente, o uso do colete requer acompanhamento médico regular para avaliação da resposta ao tratamento.
No entanto, em casos mais graves com potencial de progressão, a cirurgia de correção da escoliose pode ser recomendada.
A cirurgia de escoliose visa o realinhamento da coluna e sua estabilização. Essa intervenção busca melhorar a postura, reduzir a curvatura e aliviar os sintomas relacionados sem prejudicar a movimentação global do paciente.
É importante ressaltar que cada caso de escoliose é único, e o tratamento adequado deve ser discutido e decidido em conjunto com o médico especialista, levando em consideração fatores como idade, gravidade da curva e impacto na qualidade de vida do paciente.
